Vantagens de Estudar em Portugal
- Estude pelo Mundo
- 12 de out. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 22 de out. de 2018
Portugal é, sem dúvidas, um país a se considerar. É um dos países mais acolhedores para brasileiros, não só pela proficiência da língua, mas também sua a história, cultura, gastronomia e paisagens impressionantes. Para quem deseja estudar em Portugal, o baixo custo de vida e a qualidade da educação tornam o país ainda mais atrativo. Confira aqui as vantagens de estudar em Portugal.
POR QUE ESTUDAR EM PORTUGAL?

Nossa antiga metrópole exibe um baixíssimo índice de criminalidade e temperaturas que podem ir dos 40ºC aos -5ºC. Além disso, fica na ponta da Europa, recebe turistas do mundo todo e também é origem de muitos turistas afim de explorar o continente. A busca por qualidade de vida ao estudar em Portugal resultou em uma ótima resposta do governo português, que facilita muito a entrada de brasileiros na Europa.
As cidades de Lisboa e o Porto são as mais procuradas por estudantes. A procura foi tão alta que o consulado português suspendeu temporariamente os pedidos de visto e cidadania portuguesa, por falta de funcionários para atender à demanda. Certamente, se você deseja estudar em Portugal e ter contato com a cultura européia, não estará sozinho nesta rica experiência.
O PROCESSO PARA ESTUDAR EM PORTUGAL
O governo português não é o único que facilita a entrada de brasileiros, as universidades também. Prova disso é a entrada pela nota do ENEM ser aceita em muitas das universidades de Portugal. Neste post cito pontos a se considerar ao escolher as universidades estrangeiras em que vai se aplicar. Se você já iniciou a sua graduação, é possível continuar o curso no país. O primeiro passo será entrar contato com os responsáveis pela transferência internacional da sua universidade e se informar em como isso pode ser possível. Cada universidade possui um acordo próprio.
No caso de mestrado, doutorado e MBA, o contato deve ser direto com as instituições portuguesas. Normalmente os processos para admissão incluem uma redação, análise do histórico escolar e do currículo do aluno.
Uma opção para quem não deseja passar pelo ENEM, é realizar o Ano Zero, onde você cursa um número reduzido de disciplinas que ajudam a integrar-se na instituição e com matérias do curso que você pretende realizar na sua graduação. Após este período preparatório você irá realizar a prova da universidade.
INCENTIVOS PARA ESTUDAR EM PORTUGAL
São muitas instituições e universidades portuguesas que oferecem incentivos e até bolsas de estudos. Cada instituição possui o seu regulamento de concurso para atribuição de bolsa de estudos.
Você pode conseguir uma bolsa em universidades públicas e privadas, por mérito, receber auxílio além de ser isento das propinas (para os portugueses, propina é a mensalidade) ou financiar os estudos como acontece com o FIEIS.
Um exemplo de bolsa por mérito é a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que abre concursos públicos que levam em consideração o projeto do candidato, o currículo profissional e acadêmico.
Outras instituições que oferecem bolsa de estudos em Portugal são:
Fundação Calouste Gulbenkian
Fundação Cidade de Lisboa
Fundação Eugénio de Almeida
Comissão Fulbright
Fundação CAPES (Ministério da Educação no Brasil)

É, com tantas facilidade, não me surpreende Portugal ser considerado tão acolhedor para os brasileiros. E você? O que achou desse país? Já pensou em estudar lá? Conhece alguma outra característica que considera importante? Comenta aqui e me ajude a trazer o melhor conteúdo para você.

E se você não segue ainda, visite as redes sociais Estude Pelo Mundo. Você vai ter informações valiosas de um país por mês, descubra os pontos fortes de cada um deles, depoimentos de alunos que estudaram nas melhores universidades do mundo e muito mais!
Acesse o site www.estudepelomundo.com e conheça o único curso preparatório completo, que auxilia em todas as etapas para conquistar o seu sonho.
Boa leitura e até o próximo post!
Comments